segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Beija-Flor em alto Mar

Há alguns dias atrás quase fui baleado, quando representava um dos Projetos de Cinema que sou o responsável pela gestão, em um evento promovido pelo governo para encerrar as atividades de cultura nas periferias do Distrito Federal. Salvo por uma peça pregada pelo tempo (O bater das asas de um beija-flor). Quando já estava dentro do carro estava pronto para sair, direto para o aconchego da cama e ficar envolto pelas pernas quentes de uma bela mulher. Senti a súbita necessidade natural e divina, de livrar-me do peso de quatro cervejas de 355 mililitros cada. Cinco minutos depois afastava o corpo, com meia dúzia de tiros calibre 9mm, para liberar espaço para abrir a porta do automóvel. Senti alguma coisa diferente, os sabores e dissabores da vida pareciam ter uma conotação mais nobre, mais clássica, como  beber o vento do bater das asas de um Beija-Flor.

Há pouco acabei de sentir o prazer de ver uma terrível dor em minha garganta ir embora, dor de uma inflamação nas amídalas. Amídalas que minha mãe achava que eu já não as tinha. A dor demorou demais para passar, quatro dias sem comer, sem conseguir beber água ou dormir. Cheguei a entrar em desespero, pensei ser um pressagio de algo maior. A fúria de Ògún. Tinha a sensação de ser o Beija-Flor em vôo incerto, no alto mar, sob forte tempestade.

Seis de janeiro de 2011, às 4:50 da manhã, instalou-se a calmaria, já não era o bater de asas desesperado, descompassado, exaustivo, a água que insistia em invadir minha garganta e narinas, que por vezes me engasgava. Agora é o vento morno, suave e as cores das asas que por vezes transpassavam meus olhos, quando as batia em extrema velocidade, completamente secas. Crianças e adultos sorriem, Celebram, dançam, me recebem com carinho.

A mãe secou os cabelos do menino molhados pela jornada, acariciou sua cabeça por alguns minutos e o chamou: "Meu filhinho". Ele dessa vez não retrucou, nem ficou constrangido.

A menina sorriu com ele na chuva, se deixou carregar para vencer um terreno enlameado, serviu peixe com alcaparras, sorvete e cerveja especial. Cedeu um bom lugar no lado direito da sua cama, colheram doces toques, ela acariciou o seu pé. Deixaram tudo no lugar.
O retorno do Beija-Flor foi seguro, seco e furtivo.

6 comentários:

  1. Assisti a um filme seu em um Festival, aqui em Nova York, você não mudou muito nesse tempo, só que está cada vez mais charmoso, o tempo te faz bem, deu vontade de falar contigo, e me deparei com esse texto.
    Gostaria de estar perto para te apoiar nos seus momentos difíceis.
    Às vezes imagino você incendiando Nova York, acredito que você se encontraria aqui, e não estaria tão sozinho nas suas idéias.
    Eu era mais bonita quando estava com você, você acreditava em todos meus sonhos, era incapaz de me deixar sacrificar qualquer coisa por você, nunca se importou com o tempo que eu demorava a me arrumar, eu cantava mais, dormia mais, acordava sempre com um lindo e largo sorriso no rosto.
    Você tem muitos defeitos, alguns incorrigíveis KKKKK... Mas a intensidade que é viver do seu lado faz muita falta.

    Pra sempre sua
    JF

    ResponderExcluir
  2. Aqui em NY é dia dos namorados kkkkk nossos dias dos namorados eram muito loucos. Já li o Blog quase todo, quero texto novo.

    Beijos
    Happy Valentine's Day!
    JF

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto!

    realmente foram dias difíceis... fase que você, mais uma vez, passou por aprovações que a vida nos propõe.

    É vislumbrante o modo que você consegue analisar os fatos e tirar uma conclusão que traga mais experiências. Afinal... nada acontece por acaso. Ainda lembro, com todos os detalhes, do dia em que você quase foi atingido mas foi salvo pela própria natureza. Seja bem vindo... sempre estarei às escutas quando precisar.

    Foi uma pena não poder estar ao seu lado no período em que as suas amídalas lhe deixaram na mão.

    Você é especial!!! Beijão.

    "Loirinha".

    ResponderExcluir
  4. Ah! Se todos os homens fossem como você.
    Se chorassem pra fora
    em forma de poesia
    Se ficassem nús publicamente
    Se tirassem as máscaras.
    Se virassem crianças no colo de uma mulher
    Se sorrissem mais
    ...Você é lindo
    Você é louco
    Você é muito
    Você é belo, Você é sincero!
    ...Encantador
    Inspirador...
    Suas crises existenciais?
    Coisa de gente sensivel, que sente!
    Que fica doente da mente do tanto que sente,
    As vezes até irrita a gente.

    ResponderExcluir
  5. Gil, achei espontâneo e verdadeiro, gostei, acho q vc pode sempre padronizar a letra q vc usa, a fonte e o tamanho e evitar caixa alta...facilita a leitura e organiza melhor!!!
    beijo grande
    adorei q tem vários comments! parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaís, obrigado pela dica, muito legal. Vamos manter contato.

    Beijão

    ResponderExcluir